segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Ateliê Cheiros do Campo

 


 

Ateliê Cheiros do Campo


O Ateliê Cheiros do Campo, funciona na Rua Borges de Barros, 19 – Centro – Ipiaú-Ba. Próximo ao Fórum Rui Barbosa. Nasceu em 1983, devido ao fato de trabalhar com artes há muito tempo, percebi a necessidade de criar um espaço artístico, onde as pessoas pudessem aprender artesanatos, através de vários cursos, com profissionais qualificados. Tendo como objetivo, estimular as habilidades do aluno, e dando asas a sua imaginação assim como melhorar a auto estima.

Com Sede Própria desde sua origem. A qual foi obtida através de recursos próprio. Possui uma sala ampla com mesas e cadeiras, boa iluminação, uma estrutura com banheiro, janela e área externa. Onde as aula acontecem uma vez por semana, dependendo do curso escolhido pelo(a) aluno(a).

Os Primeiros Membros (Criadores/Fundadores) do Ateliê Cheiros do Campo foram: Márcia Sandes, Ruth Elizabeth, Célia Costa e Anne Santanna. Sendo que dentre os seus Primeiros Dirigentes figuram Márcia, Célia, Ruth Elizabeth e Zinaldo, que formam a Diretoria que é responsável pelas ações do Ateliê.


 

Dentre as Atividades Culturais Promovidas, Acolhidas, Realizadas, Apoiadas, Mantidas, Organizadas pelo Ateliê Cheiros do Campo, destacam-se: Orientação nos cursos: Pintura em Tecido, Crochê, Pathaplique, Biscuit e outros. Além de manter exposição e feira permanente de produtos artesanais de artesãs e artesãos de Ipiaú e região.

Dentre as Ações de Defesa, Proteção, Preservação, Tombamento ou Registro desenvolvida pelo Ateliê Cheiros do Campo, destaca-se o fato de Possibilitar o interesse artístico e promover o desenvolvimento sócio cultural dos cursistas.

O Ateliê Cheiros do Campo é mantido através da colaboração mensal de cada aluno(a), de acordo com o curso escolhido. O que inclusive foi motivo de Dificuldades e Desafios durante o período mais intenso da pandemia, por ter induzido a suspensão do seu funcionamento.

A Relação do Ateliê Cheiros do Campo com a Prefeitura Municipal de Ipiaú é de perplexidade, pois não existe qualquer parceria. E o Ateliê reclama nunca ter recebido apoio, auxílio, patrocínio, doação material, financeira ou técnica da Prefeitura Municipal de Ipiaú. E nem mesmo a Visita da Prefeitura Municipal de Ipiaú.


 A
Perspectiva do Ateliê Cheiros do Campo para os próximos 5 a 20 Anos é de que normalizando a situação pandêmica, voltar a promover outros cursos, buscando parcerias. Com Espaços Culturais de Ipiaú a exemplo da Casa da Cultura e Pimenta de Cheiro. Pois até o momento trabalhou-se sem celebrar Parceria com Outros espaços culturais.

O Ateliê Cheiros do Campo acredita que é possível criar ou fortalecer uma Rede de Espaços Culturais de Ipiaú, através das parcerias, atividades para pessoas idosas, crianças e adolescentes. E destaca que a lembrança mais marcante foi a realização das live do curso de MDF, promovidas com o apoio da Lei Aldir Blanc via Edital Fauzi Maron, em Ipiaú.


 Informações
e Imagens Fornecidas por:

Márcia Sandes Souza

Endereço Eletrônico: marciacheiros@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário