Insere-se no conceito de meio ambiente, a paisagem urbana.
"Nessa ótica, a paisagem urbana é um bem, um valor ambiental. Sua proteção decorre da necessidade humana de conviver com elementos sensoriais que lhes proporcionem bem estar físico e psíquico, intimamente relacionados com a proteção à qualidade de vida a que alude o texto constitucional."
Em Ipiaú, temos assistido a degradação do patrimonio ambiental indiscriminadamente, como também a flagrante violação do direito a paisagem de toda população, transeuntes e de hospitalizados, que certamente tem na paisagem a sua frente, um aliado para amenizar enfermidades e aplacar tristezas.
Registramos no entanto, a implantação de placas de outdoor que se encontram sujas e com aspecto de abandono e mais agressivamente, a construção de prédios, sem placas de identificação, sem responsável técnico e sem alvará. (Cadê a fiscalização da Prefeitura?)
Fotos: Emídio Neto
Com isso todos perdemos, estamos perdendo, uma das mais belas paisagens de Ipiaú: a paisagem do Vale do Rio Água Branca.
A população deve se posicionar diante disso, manifestando sua indignação contra mais esse crime ambiental.
Há ainda de se esperar que a temperatura aumente para os que vivem nos imóveis como Fundação Hospitalar de Ipiaú, escritórios e residencias da área etc. Haja visto que se impedirá a circulação de ar fresco vindo do Vale.
Em nome da qualidade de vida, diga não as construções na área livre defronte a FHI - Fundação Hospitalar de Ipiaú.
Emídio Neto
Ambientalista/Téc. Agropecuária/Agente Ambiental/Graduando em História
Para saber mais sobre o tema leia: http://jus.com.br/revista/texto/21029/paisagem-urbana-e-dano-ambiental-estetico#ixzz2VjJ9PA5U