sexta-feira, 30 de julho de 2021

 

Espaços Culturais de Ipiaú

Ontem e Hoje


APRESENTAÇÃO


O presente trabalho é fruto do Projeto Espaços Culturais de Ipiaú: Ontem e Hoje, aprovado no Edital Fauzi Maron, na categoria Pesquisa, Publicação e Memória, no âmbito da Lei Aldir Blanc sob a gestão da Prefeitura Municipal de Ipiaú.

A Pesquisa sobre os Espaços Culturais que existiram no passado e os que existem, com vistas a dar visibilidade local e mundial para esses espaços através da internet e publicação impressa e virtual e também do mapa dos espaços culturais de Ipiaú. Contando suas histórias, dificuldades, como se mantém, porque foram extintos e quais são suas carências e expectativas, contribui também para o processo de organização de roteiros e atrativos turísticos de Ipiaú.

Ipiaú para aqueles que nasceram em 1965, ao completarem seus 15 anos de idade, se deram conta de que viviam na “Cidade do Tinha”. Tinha Filarmônica, tinha Cinema, tinha Horto Florestal, Tinha Clube Independente de Esporte e Cultura… tinha. Mas também viram nascer outros importantes espaços que juntamente com alguns espaços naturais foram igualmente desaparecendo com o passar dos anos.

Alguns espaços chegaram a beira da extinção e se reiventaram, como a Casa da Cultura e o Espaço Cultural Janela, outros sobrevivem graças a dedicação e resistência de alguns como o Grupo Ecológico Humanista PAPAMEL. Mas muitos, existindo, resistindo ou tendo sucumbido ao tempo e por motivos desconhecidos, continuam pouco conhecidos pela população.

Qual a história desses Espaços Culturais ? Para além das leis, qual a percepção da população sobre o que é e para que serve um Espaço Cultural ? Como funcionam, sobrevivem, quais suas dificuldades, conquistas, realizações, carências, como se mantém, quem os faz existir e resistir ? Como chegar até eles ? Onde estão localizados ? Quais serviços oferecem para o município?

O presente trabalho apresenta essas respostas através de entrevistas, coleta de depoimentos, pesquisa documental, catalogação de acervo fotográfico, pesquisa em jornais e impressos. Para que a população possa ser sensibilizada sobre o patrimônio cultural que os espaços culturais representam. De modo que possa daí despertar o sentimento de pertença e exigir a elaboração de políticas de apoio e manutenção dos espaços culturais, de acordo com a realidade de cada um.

Os Espaços Culturais contribuem para formar novos olhares sobre o presente e desenvolver novas perspectivas de futuro. A criticidade e a superação de dificuldades individuais e coletivas também acontecem nesses espaços. Os benefícios para a população em geral são vários, mas muitas vezes invisíveis ou incompreensíveis. Daí a necessidade de revelá-los, apresentá-los, torná-los conhecidos além do como são vistos.

Os áudios, vídeos e imagens sobre os espaços culturais, além de outros produtos do Projeto Espaços Culturais de Ipiaú: Ontem e Hoje, poderão ser acessados aqui no blog História Ambiental de Ipiaú e no Instagram do Projeto: espacoculturaisdeipiau. Venha realizar esse passeio pela memória com a gente. Certamente você se sentirá estimulado a contar suas experiências.

 Texto: Emídio Souza Barreto Neto